EcoSitio

ENCERRAMENTO DO PROJETO ECOCONSUMIDOR

O projeto Ecoconsumidor encerrou suas atividades no mês de Dezembro de 2017. Durante três anos inúmeras atividades de educação ambiental foram desenvolvidas tanto com a comunidade escolar (alunos, professores, merendeiras) quanto com agricultores (produtores) e a comunidade urbana (consumidores). O objetivo principal sempre se pautou em aproximar o meio urbano do meio rural, por meio da oferta e consumo de produtos agroecológicos, promovendo o incentivo da produção de alimentos orgânicos, num ambiente ecologicamente saudável, para fazer parte da alimentação dos consumidores urbanos de Antonina e com isso promover uma educação ambiental e alimentar.

A última meta cumprida no projeto Ecoconsumidor foi o jogo virtual. Desde Outubro de 2017 iniciamos as reuniões de planejamento e desenvolvimento do jogo virtual. Para desenvolver o jogo contratamos uma empresa de entretenimento: CRENIX GAMES, que com sua equipe de roteirista, desenhistas e programador desenvolveram o Jogo virtual agroecológico EcoSitio.

20171005_150040

Reunião com a CRENIX (equipe desenvolvedora do jogo).

O JOGO VIRTUAL ECOSITIO

O jogo virtual ECOSITIO é um jogo inovador de educação ambiental que simula uma propriedade rural (sitio) onde o jogador tem a oportunidade de fazer e gerenciar o plantio e a produtividade do sitio, sendo que todos os aspectos do jogo giram em torno de conceitos ambientais de conservação e preservação do solo, da água, das florestas e da produção ecológica de alimentos. O jogo é baseado em práticas agroflorestais e possui um sistema de níveis em que o jogador precisa passar para conseguir itens e opções de organização para a fazenda.

Possui um tutorial (fase do jogo que ensina os primeiros passos com dicas e indicações do que fazer, como fazer) que conta com os 5 primeiros níveis em que todas as mecânicas do jogo são ensinadas passo-a-passo.

O jogo é simples, com mecânicas lúdicas, coloridas, chamativas e divertidas. A principal ideia é transmitir conteúdo para chamar a atenção e o interesse do jovem para que o aprendizado se dê de forma quase inconsciente, sem a presença de muitos elementos textuais. Como base do jogo, o jogador irá cultivar o solo e gerenciar a fazenda além de outros objetivos. De uma perspectiva elevada o jogador poderá observar todo o território que possui para plantio e assim poderá administrar as plantações de acordo com os itens, sementes e plantas que possui. Sendo o maior objetivo administrar a plantação, com fórmulas e combinações estipuladas para que o solo possa se manter e permanecer nutrido graças a quantidade diversificada de plantas.

ProjetoEcositio - interface para o relatório-01 ProjetoEcositio - interface para o relatório-04 ProjetoEcositio - interface para o relatório-07 ProjetoEcositio - interface para o relatório-11 ProjetoEcositio - interface para o relatório-15 ProjetoEcositio - interface para o relatório-18

ACESSO AO JOGO

O jogo finalizado está disponível na plataforma para computadores, e futuramente, financiado pela ADEMADAN, estará disponível na versão para tablets e androides (celulares), disponibilizado sempre de forma gratuita.

Para acessar o jogo virtual basta clicar no link abaixo, fazer o download e começar a jogar e aprender.

Download EcoSitio

O recurso disponível do projeto para o investimento no jogo era escasso e não possibilitou o desenvolvimento de um jogo completo como desejávamos. Dessa forma necessitamos mais recursos financeiros para aprimorar o jogo atual incluindo novos recursos e ampliando os temas e mecânicas relacionadas a educação ambiental.

Para isso criamos um vídeo de divulgação e apresentação do Jogo EcoSitio demonstrando a importância dele na educação ambiental e também seu potencial inovador, já que não existe ainda nenhum jogo similar a esse que foi criado.

Assim, logo que for possível financeiramente, esse jogo atual será repaginado e reprogramado com muitas outras mecânicas, jogabilidades e novidades voltadas a educação ambiental.

Vídeo de apresentação do Jogo Projeto Jogo EcoSitio