Capacitação

 

Capacitação em Educação Ambiental dos alunos do CEEP Dr. Brasílio Machado

11144910_1386394075020850_53567402112d43120167_n


Uma das atividades do projeto EcoConsumidor é o de capacitar agentes multiplicadores sobre os malefícios de nossa alimentação industrial e altamente processada e,  se contrapondo, oferecer uma alternativa de consumo saudável e socialmente justa oferecida pela Agroecologia

A primeira fase da capacitação foi a de conscientizar sobre a qualidade dos alimentos processados e alimentos produzidos com agrotóxicos. Para tal os estagiários assistiram o documentário o Veneno está na Mesa II,

 

Imagens dos estagiários sendo capacitados na sede da ademadan

cap01 cap02

 

Em seguida realizamos alguns encontros para que os estagiários elaborassem seus próprios mapas de veneno, a fim de perceberem a qualidade da alimentação do dia a dia

cap03 cap04 cap05 cap06

A segunda fase da capacitação foi a de mostrar aos estagiários que existem outras formas de produzir alimentos saudáveis e saborosos, assim eles começaram a conhecer os fundamentos da produção de alimentos em Sistemas Agroflorestais, conhecidos como SAFs.

Iniciamos esta capacitação com visita técnica no SAF Didático, instalado pelo Projeto RAPPs, na Escola Rural Municipal Olimpia Breyer , quando os alunos também prepararam o almoço utilizando produtos do Sistema Agroflorestal Didático do projeto RAPPs

cap07 cap08

Também fizemos o manejo da adubação verde nas coroas onde foram plantas as espécies nativas da Floresta Atlântica para formar os pomares no Colégio Moises Lupion, como uma vitrine destas espécies desconhecidas pelas novas gerações.

Os alunos foram capacitados para entender sobre a adubação verde, sua importância no solo como a fixação do nitrogênio e o papel das raízes para a fertilidade. Como resultado os próprios estagiários fizeram um vídeo deste trabalho (https://www.youtube.com/watch?v=0zHXCUyi0sA).

cap09

Durante a primeira semana de junho, todo ano, o CEEP Brasílio Machado, organiza a Semana do Meio Ambiente. Os estagiários no projeto Ecoconsumidor foram estimulados pela ADEMADAN e pela Coordenação de Estágio da escola a apresentar o resultado do estágio para seus colegas, motivo pelo qual foi necessário se prepararem e buscar materias didáticos para ilustrar o conteúdo.

Assim, orientados na ADEMADAN, organizaram coletivamente a apresentação, iniciando pelo esclarecimento aos colegas sobre o estágio na formação profissional dos técnicos em Meio Ambiente; sobre a instituição em que estagiavam, notadamente a ADEMADAN e sobre o projeto Ecoconsumidor e seu patrocinador.

Os alunos apresentaram os conteúdos do projeto relacionando a contaminação dos alimentos, do solo e recursos hídricos por uso excessivo de agrotóxicos e o consumo exagerado de produtos processados e enriquecidos quimicamente com produtos nocivos a saúde. Se contrapondo a esta realidade falaram dos produtos orgânicos e agroflorestais, enfatizando a importância do solo na gastronomia e terminaram a apresentação com uma degustação de produto de agrofloresta.

cap10 cap11 cap12 cap13

     Nos dias 17 e 18 de junho, de 2015, a ADEMADAN recebeu a visita de alunos e professores do curso de geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que por indicação vieram depois de trabalho de Educação Ambiental da ONG, no total foram 48 pessoas.

Na programação para apresentação do trabalho de Educação Ambiental da ADEMADAN integramos as atividades no projeto RAPPs, patrocinado pela PETROBRAS, com as atividades do projeto Ecoconsumidor, patrocinado pelos Terminais Portuários da Ponta do Félix, porto de Antonina.

No dia 17 foi apresentado o projeto Ecoconsumidor para os visitantes da UFRRJ pelospelos estagiários do curso técnico de Meio Ambiente e todos participaram de uma atividades de plantio de espécies nativas da Floresta Atlântica nos futuros pomares do Colégio Moyses Lupion.

cap14 cap15 cap16 cap17

 

No período da tarde foi organizada uma visita na empresa patrocinadora do projeto para apresentar uma tecnologia alternativa de tratamento de esgoto, o projeto Junco. Os visitantes foram muito bem recebidos pelos representantes da TPPF.

cap18 cap19 cap20 cap21

No dia 18 as atividades aconteceram na Escola Rural Municipal Olimpia Breyer, onde os alunos puderam conhecer um Sistema Agroflorestal didático e contribuíram com o projeto plantando e realizando outras atividades.

cap22 cap 23

 

A visita pedagógica da UFRRJ teve por objetivo conhecer o trabalho de Educação Ambiental da ADEMADAN e foi muito valorizada pelos professores que se comprometeram voltar todo ano com uma turma diferente, a seguir mensagem registrada no facebook

Andrews Lucena Somos gratos por momentos tão marcantes. Dias que entendemos o que significa realizar educação ambiental em uma perspectiva integradora, participativa e inclusiva. Entendemos com requinte como se desenvolve um trabalho que alia natureza, cultura e sociedade em prol do desenvolvimento humano e da independência da natureza. Esperamos voltar no ano que vem e desfrutar de novos momentos com vocês. Obrigado a todos da ADEMADAN e em especial a querida, guerreira e talentosa Eliane.